Deixou 4 Mortos 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa de 2009 desenvolvido e publicado pela Valve. A sequência de Left 4 Dead (2008),
É também o segundo jogo da série Left 4 Dead, lançado em novembro de 2009 para Microsoft Windows e Xbox 360.
Lançado para Mac OS X em outubro de 2010 e para Linux em julho de 2013.
Deixou 4 Mortos 2 é construído com base na jogabilidade cooperativa e no mecanismo Source proprietário da Valve, o mesmo mecanismo de jogo usado no Left 4 Dead original.
O jogo se passa após uma pandemia apocalíptica e se concentra em quatro novos sobreviventes que lutam contra hordas de zumbis conhecidos como “infectados” que desenvolvem psicose grave e agem agressivamente.
Os sobreviventes devem abrir caminho através de cinco campanhas, intercaladas com casas seguras que servem como postos de controle, com o objetivo de escapar no final de cada campanha.
A jogabilidade é transformada pelo programa “AI Director 2.0”, que monitora o desempenho do jogador e ajusta cenas para proporcionar desafios dinâmicos. Outros novos recursos incluem novos infectados especiais e um arsenal de armas brancas.
O jogo teve sua estreia mundial na E3 2009, com trailer divulgado em coletiva de imprensa da Microsoft. Antes de seu lançamento, recebeu reações mistas da crítica e da comunidade e causou uma controvérsia incomumente grande em relação ao seu conteúdo gráfico.
Em resposta, a arte da capa foi modificada, mas a Austrália e a Alemanha recusaram-se a avaliar a versão não modificada no momento da publicação. Apesar disso, o jogo recebeu críticas positivas e é considerado um dos maiores videogames de todos os tempos.
Tal como o seu antecessor, Deixou 4 Mortos 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa com forte ênfase na jogabilidade cooperativa. O jogo apresenta cinco novas campanhas, cada uma composta por três a cinco níveis menores.
Assim como no primeiro jogo, cada campanha é apresentada no menu e nas telas de carregamento como uma cinemática protagonizada pelos quatro sobreviventes; e após completar uma campanha, aparece uma tela de pontos artificiais que serve como placar final do jogador, além de revisar um pouco do desempenho do grupo. Estatisticas.
Em cada campanha, a maioria dos níveis envolve sobreviventes tentando chegar a uma sala segura e fechando a porta quando estiverem em segurança lá dentro. No entanto, o nível final de cada campanha exige que os sobreviventes peçam resgate,
Sobreviva ao longo ataque até que a ajuda chegue, supere os desafios particularmente desafiadores dos Infectados para chegar a um veículo de fuga ou colete e utilize botijões de combustível para ajudá-los a escapar.
Cada sobrevivente pode carregar cada uma das cinco categorias de equipamento: armas primárias, armas secundárias, armas de arremesso, suprimentos médicos primários (incluindo também atualizações de munição) e suprimentos médicos secundários. As armas primárias são divididas em quatro níveis com base na sua disponibilidade e atributos.
Armas de nível 1, como submetralhadoras e espingardas cromadas, causam danos de forma relativamente lenta e são armas ofensivas básicas. Armas secundárias, como rifles de assalto e espingardas de combate, causam danos mais rapidamente e são frequentemente encontradas nos mapas posteriormente em cada capítulo.
As duas armas de terceiro nível (o lançador de granadas e o M60) diferem das armas de primeiro e segundo nível porque são raras e o jogador não pode recarregar munição da pilha de munição. Eles causam dano rapidamente às custas de munição limitada.
As armas de nível quatro são todas sistemas de armas montados e carregam munição ilimitada. Armas montadas causam os danos mais rápidos, mas ao custo de superaquecimento, ficando presas no lugar e sendo incapazes de se defender por trás após serem usadas continuamente por um período de tempo. As armas montadas estão localizadas em locais fixos no mapa e possuem um arco de fogo fixo.
Eles não recebem atualizações de munição como outras armas, e os jogadores não podem usar o acessório de mira a laser. Existem três tipos de armas secundárias: armas brancas, pistolas de pequeno calibre (que podem ser de empunhadura dupla) e pistolas de grande calibre.
Embora as armas brancas causem dano extra ao infectado quando atingidas, os sobreviventes podem usar qualquer outra arma ou item para fazer um ataque corpo a corpo mais fraco, repelindo o infectado.
O jogador também carrega uma lanterna com bateria infinita, que permite ao jogador enxergar no escuro (a desvantagem é que o jogador consegue atrair a atenção dos infectados mais rapidamente).
Eles também podem carregar um kit de primeiros socorros, um pacote de munição especial ou um desfibrilador no compartimento principal de suprimentos médicos; além de injetar analgésicos ou epinefrina no compartimento secundário de suprimentos médicos.
Eles também podem carregar uma arma que pode ser arremessada - coquetéis molotov para incendiar uma área; lançar bombas para atrair qualquer infectado próximo,
Faça-o piscar e soar até explodir e um pote de bile dos baby boomers, que atrairá infectados regulares para onde quer que toque (por exemplo, incêndios, infectados especiais, uns aos outros)
Para manter outros sobreviventes informados, os jogadores verão a saúde e o estado de outros sobreviventes. Se o jogador não puder ver diretamente outro sobrevivente (por exemplo, uma parede bloqueia a visão do outro sobrevivente), ele verá o contorno destacado do sobrevivente.
Os sobreviventes também são vulneráveis ao fogo amigo, forçando os jogadores a terem cautela ao atirar ou empunhar armas. Quando um sobrevivente sofre dano, ele se move mais lentamente; se a saúde de um sobrevivente cair a zero, ele fica incapacitado e só pode lutar contra o infectado com uma pistola até ser resgatado por outro sobrevivente.
Se um sobrevivente morrer, ele permanecerá morto até o próximo nível, a menos que seja revivido por meio de um desfibrilador ou, nos modos campanha ou single player, reapareça no Rescue Closet para ser libertado por outro sobrevivente. O jogo termina quando todos os sobreviventes estiverem mortos ou incapacitados, nesse ponto o jogador pode reiniciar o capítulo ou sair do jogo